There was a problem loading the comments.

Erro 0x80042109

Support Portal  »  Ajuda  »  Viewing Article

  Print

A mensagem de erro emitida pelo software de leitura de e-mail Microsoft Outlook, com o código 0x80042109, tem a seguinte formatação:

Mensagem de erro em português:

A tarefa '[email protected] - Enviando' relatou um erro (0x80042109) : 'O Outlook não pode se conectar ao seu servidor de saída de emails (SMTP). Se você continuar a receber esta mensagem, contate o administrador do servidor ou o provedor de serviços de Internet.'

 

Mensagem de erro em inglês:

Task '[email protected] - Receiving' reported error (0x80042109) : 'Outlook is unable to connect to your outgoing (SMTP) e-mail server. If you continue to receive this message, contact your server administrator or Internet service provider (ISP).

 

Gerência de Porta 25

A fim de combater o spam de mensagem de e-mail, algumas entidades lançaram uma proposta para bloqueio da porta 25, comumente utilizada para autenticação SMTP em software de envio de e-mail, como é o caso do Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird e tantos outros.

 

A mensagem de erro (0x80042109), então, declara que - possivelmente - o software de leitura de mensagem de e-mail instalado em seu dispositivo está configurado de maneira incorreta e que o seu provedor de acesso à Internet tomou as medidas para interromper o funcionamento da porta 25.

 

Referências:
https://www.cert.br/docs/ct-spam/ct-spam-gerencia-porta-25.pdf
https://www.antispam.br/admin/porta25/ 

 

Como resolver

A solução é simples e rápida, bastando alterar a porta 25 por uma das alternativas apresentadas pelo seu provedor de serviços de e-mail.

Nós recomendamos a utilização das portas 465 e/ou 587 quando nos deparamos com a mensagem de erro (0x80042109).

 

Alternativas

Se você estiver diante de um cenário impeditivo ao ajuste da porta smtp no software de leitura de mensagens de e-mail, lembre-se do Webmail.

Através do webmail você conseguirá, após apresentar o login e senha para o devido acesso, enviar e receber mensagens normalmente.

 

Precisa de apoio?

Entre em contato conosco através do site https://www.sierti.com.br/atendimento 


Share via

Related Articles


On-Premise Help Desk Software by SupportPal
© SIERTI